quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Observatório de Fotografia - TCC 2010/02





Uma arquitetura que se preocupa em equilibrar espaço, forma e função, através de uma linguagem contemporânea, que se harmonize com a proposta estabelecida.
Tópicos básicos de composição:
Volumetria expressiva
Integração Funcional
Estrutura em concreto armado.



CONCEITO DE PROJETO

"TUDO NA FOTOGRAFIA É UMA QUESTÃO DE LUZ"

  


Na fotografia a qualidade de uma foto depende do controle da entrada de luz na câmera, é essencial não só para que o processo aconteça, como também para criar climas, volumes e texturas. A arquitetura tira proveito do estímulo sensorial proporcionado pela luz para compor espaços. A luz é usada na arquitetura para atrair a atenção, criar limites, volumes, colorir espaços, simular movimento. Arquitetura e Fotografia a arte eternizada pela luz que as envolve.












ACESSIBILIDADE - INSERÇÃO URBANA - RELAÇÕES COM ENTORNO

O projeto fica situado na cidade de São Leopoldo/RS, com terreno plano na Av. João Corrêa (via estrutural nível III, estabelecem as principais ligações entre as diversas partes do Município, e entre os demais Municípios e Estados, tratando-se também de um corredor de desenvolvimento) esquina com a Av. Theodomiro P. da Fonseca (via coletora) ambas com intenso tráfego de veículos, e esquina com a Rua Clemente Pinto (via local), tratando-se de uma ponta de quarteirão.
A escolha da área e a inserção do edifício é baseada na estratégia de criar um diálogo com a malha urbana já consolidada, e seu entorno (prédios com no máximo quatro pavimentos de uso misto). O terreno é localizado no bairro Centro (com grande diversidade de usos e público) em uma via como a Av. João Corrêa, que recentemente passou por um processo de revitalização, qualificando a infra-estrutura da cidade e  possibilitando a hierarquização dos acessos ao complexo já que tem uma ligação direta com a BR 116, e também permitindo uma visual da edificação com aspecto monumental.
Com uma área equivalente a 2.833,76 m² o terreno comporta a área estabelecida pelo programa de necessidades, obtidos através do  pré-dimensionamento. 


JUSTIFICATIVA DO TEMA

De acordo com o fotógrafo Michael Busselle, a fotografia, assim como a música, é uma arte universal que transmite suas mensagens com maior força e de modo mais direto que as palavras . O ato de fotografar implica em selecionar temas, decidir recortes, escolher pontos de vista e apertar o disparador num momento exato.
Fotografar é uma ação prazerosa, profissionais ou simplesmente amadores estão em constante aprendizagem, buscando sempre a qualificação nesse diversificado mundo da fotografia.
No Rio Grande Do Sul o foco da fotografia está localizado na capital do estado, o objetivo do trabalho é descentralizar essa realidade, favorecendo a cidade de São Leopoldo e a Região Vale dos Sinos.
O observatório de fotografia em São Leopoldo atuará nas linhas analógicas e digitais, onde os alunos experimentarão e exercitarão a fotografia em todas as suas áreas, através de cursos e oficinas de extensão, buscando uma formação que equilibra conceitos teóricos com atividades práticas, cuja prioridade é o aprendizado consistente




“Antes de tudo, a fotografia é uma atividade divertida. É feita para registrar lembranças e comunicar nossas idéias e pensamentos, e é a única em sua capacidade de congelar para sempre um determinado instante do tempo. É isso, talvez, que lhe confere um encanto universal”. 
(John Hedgecoe, fotógrafo e escritor)








Nenhum comentário:

Postar um comentário